Umas das regiões mais conhecidas do litoral sul da Bahia.

Trancoso

O Quadrado de Trancoso é um centro histórico jesuíta, cercado por construções de casas coloniais fundadas em conjunto com a igreja São João Batista dos Índios no meio do seculo XVI, (igreja de 1586).

Trancoso era chamada inicialmente de São João Batista dos Índios, foi só entre o século XVII que a coroa portuguesa decidiu mudar o nome do vilarejo, a batizando de Nova Trancoso, em homenagem a uma cidade de Portugal que se chama Trancoso, após isso apenas a igreja se manteve com o nome original.

Esse vilarejo foi esquecido do mundo com seus habitantes e algumas casas entraram em ruína crescendo arvores por dentro delas. Depois da década de 70, quando Trancoso foi redescoberta pelos hippies, a notícia do lugar mágico se espalhou e Trancoso se tornou o que conhecemos hoje.

Como o lugar é tombado patrimônio histórico UNESCO, não mexeram na arquitetura das casas e alguns comércios ainda possuem arvores saindo de dentro de seus estabelecimentos.

Conheça isso e muito mais no nosso passeio em Trancoso!

Confira nosso passeio em Trancoso

Saída

Todos os nossos passageiros são embarcados na recepção em sua localização no distrito de Arraial d’Ajuda. Para Translados – Transfer Acesse ⇔ 

Consulte datas e horários

Trajeto - Ida

Saindo de Arraial d’Ajuda por volta das 09h00 seguimos ao sul pela BA 001 (cercada de fazendas e mata Atlântica).

A primeira parada é na praia para que nossos passageiros possam desfrutar de sua manhã a beira-mar.

Nesse passeio podemos ir para uma dessas praias de Trancoso: Rio da Barra, Nativos, Coqueiros ou Rio Verde.

Essas praias estão bem próximas umas das outras por beira-mar, o passageiro pode então conhecer as praias que desejar visto que o motorista marcou um horário de retorno.

A escolha da praia onde estacionaremos a van vem de um prospecto feito no dia sobre as melhores circunstâncias para melhor aproveitamento do passageiro, incluindo tábua de marés, disponibilidade de barracas, estruturas na praia entre outros.

Uma das mais bonitas praias de Trancoso, Rio da Barra é cercada de todas as belezas naturais possíveis para uma praia, alguns ainda dizem que não é só a praia mais bonita de Trancoso como também é a mais bela de Porto Seguro.

O Rio da Barra costura a areia extensa da praia em zig-zag, surgindo do manguezal na mata e desembocando no mar de ondas fortes.

Rio da Barra também é a melhor estrutura para praia, sendo uma posada com deck e restaurante a beira do rio. Há coqueiros anões na areia  e bangalôs para melhor conforto dos nossos passageiros, incluindo uma equipe de garçons bem treinada para cumprir com as exigências ao bom gosto de quem costuma frequentar essa praia.

Falésias coloridas de argila com minérios distintos, ao fim da enseada ao norte da praia há um desmoronamento natural onde as rochas se encontram com o mar, local esse com muitas algas onde tartarugas marinhas se alimentam, é muito comum observá-las por ali.

A Praia dos Coqueiros é uma das mais visitadas de Trancoso, possui muitas barraquinhas que oferecem estrutura, mas atenção que principalmente em alta temporada, algumas estruturas costumam cobrar uma consumação mínima, quando vamos a essa praia, em nosso passeio, temos um convênio com uma delas que não cobrará essa taxa se o passageiro escolher ficar ali.
Com uma areia bem extensa, essa praia é ideal para quem gosta de jogar um vólei ou até um futebol de areia com a família, as crianças têm bastante espaço para brincar. Na maré mais baixa também formam piscinas naturais que fazem dela uma das praias de maré mais tranquila de Trancoso.

Isso sem falar nos inúmeros coqueiros que deram o nome a praia que formam o ambiente perfeito para suas férias!

A Praia dos Nativos ou também conhecida como Praia de Trancoso é uma das mais conhecidas, pode-se admirá-la do alto do mirante do Quadrado. Quando a maré está bem baixinha, pode-se atravessar o rio à pé e ir até à Praia dos Coqueiros e até o Rio da Barra um pouco mais ao norte, para quem gosta de caminhar e desbravar novas descobertas.

A Praia dos Nativos possui estruturas maiores e restaurantes de pousadas a beira-mar, ideal para quem opta por privacidade e exclusividade, não é raro encontrar alguns artistas de férias por ali.

A Praia de Rio Verde é uma praia um pouco mais afastada o centro histórico de Trancoso cerca de 2 km por estrada de barro até chegar a praia, passamos pela frente da casa da Elba Ramalho e outros artistas que foram importantes para a divulgação do vilarejo Trancoso.

As estruturas de suporte desta praia são geralmente de alto “padrão” mesclando o rústico com o gourmet, algumas posadas a beira-mar oferecem ainda piscinas e redes pé na areia, mas o melhor dessa praia é a variedades de mar em um único lugar. Em certo ponto da praia, há ondas fortes, um pouco depois, uma maré amena e sem ondas, e ainda mais a frente piscinas naturais, então a praia do Rio Verde tem o mar para todos os gostos.

Para os que gostam de caminhar, cerca de 2 km mais ao sul dessa praia, está a praia de Itapororoca, uma praia não muito conhecida hoje em dia, mas incrivelmente linda (maré baixa). Antigamente essa era a praia de nudismo em Trancoso.

Após sairmos da praia, por volta das 15h30 subimos para conhecer o Quadrado de Trancoso, ali há muito para explorar, lojinhas, artesanatos hippies e indígenas, a Igreja São João Batista dos Índios, o mirante atrás da igreja, culinária baiana de rua: acarajé, tapioca, chocolate artesanal entre outros.

Marcaremos um horário de retorno e cada passageiro pode desfrutar do Quadrado de Trancoso da forma que preferir.

O motorista irá lhe informar de qualquer dúvida que tiver sobre a história mágica desse lugar, caso haja um guia ele(a) fará um city tour pelo vilarejo histórico (Isso é opcional), o city tour engloba: turismo histórico, eco turismo, turismo cultural e turismo social.

Trajeto - Retorno

O retorno ocorrerá no local e horário marcado pelo guia ou motorista, tendo em mente que principalmente em alta temporada, o acesso ao centro histórico de Trancoso é difícil e complexo, é aconselhável se apresentar ao local pelo menos uns 5 minutos antes, caso deseje permanecer em trancoso e voltar de táxi, informe ao guia ou motorista.

O percurso de retorno ao Arraial d’Ajuda leva cerca de 1 hora, o motorista deixará cada passageiro em seu respectivo hotel ou pousada por volta das 17h00.

Observações

Nós da Cacau Tour oferecemos convenio apenas na estrutura em que o motorista estacionar, nesta barraca não será cobrado o valor mínimo de consumação, caso deseje ir para outra estrutura, se informe sobre taxas e consumação antes de se instalar no local.

Em nenhuma praia se deve atravessar um rio se a água ultrapassar a cintura, ou se a corrente estiver muito forte, principalmente em maré alta.

Preços

Grupo

R$ 65 por pessoa
  • Van - a partir de 8 pessoas
  • Todos os dias
  • Saída a partir das 08:30
    Retorno previsto às 17:00 (Arraial d'Ajuda)
R$ 65 por pessoa

Privativo

Consultar
  • Carro - até 4 pessoas
  • Todos os dias
  • Saída a partir das 08:30
    Retorno previsto às 17:00 (Arraial d'Ajuda)
Consultar

Avaliações

Ver mais

R. São Pedro, 27 – Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA 45816-000

Agência de Turismo e Passeios

Fale conosco

contato@cacautur.com.br
(73) 3575-2018

Siga nossas redes sociais

Open chat
Agende seu passeio!