Umas das regiões mais bonitas do litoral sul da Bahia.

Arraial d'Ajuda

É impressionante de ver, como cabe tanta diversidade cultural das mais distintas ramificações de ideologia, música, fé, misticismo, história, etc. Em um único vilarejo pequeno e aconchegante.

Arraial d’Ajuda possui 8 praias desdê a balsa que a separa do centro de Porto Seguro até o rio de Taípe que faz a divisão de Trancoso. Cada uma dessas praias possui sua própria história e sua beleza natural, não atoa são 8 das praias mais bonitas do país.

O centro histórico jesuíta do vilarejo, recebe todos os anos fiéis de todos os cantos do Brasil, alguns ainda vem á pé de algumas cidades mais próximas para pagarem suas promessas, acreditando que aqui é uma terra sagrada. Até os mais céticos em questões religiosas dizem haver uma boa energia nesse lugar, após ter aqui visitado.

Há uma aldeia Pataxó em Arraial d’Ajuda, alguns índios elaboram incríveis peças únicas e artesanais e as dispõe a venda em uma praça iluminada a noite, outros pintam telas que representam nossos antepassados nativos brasileiros, alguns fazem música baiana da melhor qualidade e anima a noite de Arraial, festa essa que acontece quase todas as noites na rua gratuitamente.

Existe no centro de Arraial a praça hippie com uma infinidade de bijuterias, acessórios, roupas de estilo tye dai, bolsas de couro e palha, pulseiras macramê entre outros, e tudo com um preço bem acessível. Os hippies foram os redescobridores deste lugar na década de 70, e muitos se estabilizaram aqui como acontece com mochileiros todos os anos.

A Rua Mucugê é a principal do Arraial, ali há restaurantes para todos os paladares e lugares distintos além de lojas de roupa de grife, espaços para show, cervejaria, balada e o famoso Beco das Cores.

Tudo sobre as praias de Arraial d'Ajuda:

Praia do Apaga Fogo

A praia do Apaga Fogo é a primeira praia de Arraial d’Ajuda, pois está localizada logo em sua chegada na travessia da balsa, aqui em maré baixa a água é mais quente, pois a barreira natural de arenito é mais alta, mantendo as piscinas naturais por mais tempo expostas ao sol.

Essa era a praia onde os pescadores eram recebidos por suas famílias há muito tempo quando passavam meses no mar pescando e ao chegar a noite, apagavam uma tocha que era exposta para poderem se guiar para a costa evitando as barreiras de arenito.

Há quem diga que o nome dessa praia deriva dos mesmos pescadores, mas o fogo que apagavam era outro, pois passavam meses em alto mar e depois encontravam suas mulheres.

Praia Araçaípe

Araçaípe é uma palavra indígena derivada do Tupi que tem a tradução aproximada para o português: arbustos e árvores, ainda hoje essa é uma praia bem ecológica, podendo se encontrar grande variedade de biodiversidade em sua restinga.

A barreira de arenito acompanha toda a extensão da praia, cerca de 5km, onde formão piscinas naturais nos pontos mais baixos da maré.

A praia de Araçaípe não possui muitas barracas de praia, exceto pelas estruturas de restaurante a beira-mar de hotéis e pousadas (que são abertos ao público), por isso, geralmente é uma praia sem muita aglomeração de pessoas, se tornando perfeita para passeios de bike ou caminhadas, além da vantagem de ser uma praia bem extensa.

Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores, também conhecida como: Praia do Delegado ou Praia dos Nativos, é a terceira praia de Arraial d’Ajuda considerando a balsa vinda de Porto Seguro onde começa Arraial d’Ajuda para Trancoso onde termina. É uma praia tranquila com muitos barquinhos coloridos nas piscinas naturais de agua cristalina, em outras palavras uma pintura viva cercada de natureza por todos os lados.

Essa praia se localiza ao lado do parque aquático ao pé da ladeira que sobe para o centro histórico de Arraial d’Ajuda. É uma praia de fácil acesso para todos, por isso também é conhecida como praia dos nativos, além dos valores mais econômicos em peixes pescados pelos pescadores donos das barracas.

Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê é a praia do centro de Arraial d’Ajuda, recebe o nome da rua mais famosa do Arraial, que por sua vez é uma fruta rara que hoje se encontra em risco de extinção.

Essa praia, por ser a praia do centro, também é a que mais tem barracas de praia e estruturas para receber turistas, a maioria das barracas possui música ao vivo ou um Dj tocando lounge.

Praia do Parracho

A Praia do Parracho tem cerca de 2 km de extensão, é a quinta praia de Arraial d’Ajuda, nela se encontram alguns hotéis de 4 ou 5 estrelas e algumas barracas de praia um pouco mais requintadas.

A barreira natural de arenito ainda se estende por toda praia, tendo fim no final desta praia e começo da praia de Pitinga. Todas essas praias citadas até aqui formão piscinas naturais de água cristalina na maré baixa, essas piscinas se estendem por cerca de 8 km a 9 km de costa.

Parracho é uma praia perfeita para quem gosta de praticar esportes dos mais variados tipos, aqui se pode encontrar diversos aluguéis de equipamentos, como bicicletas, caiaque, pedalinho entre outros, há grupos de canoagem e rede na areia para jogar voleibol ou futevôlei.

Pitinga

A Praia de Pitinga, sem dúvida é uma das mais bonitas do Brasil, em qualquer ranqueamento ela deverá estar entre as 30 mais bonitas do país, claro que especulando de modo geral, já que cada individuo tem um gosto próprio, mas com certeza qualquer um que goste de praia se encanta com as belezas naturais deste lugar.

Para começar a praia tem início em uma baía, que até a chegada da enseada esconde a praia, e como em uma surpresa o indivíduo tem de uma só vez o vislumbre de falésias coloridas naturalmente por diversos minerais mesclados em argila, coqueiros angulados em direção ao mar e um rio raso que de forma aleatória costura a areia e produz um tobogã natural para o mar.

Algumas barracas oferecem estrutura a beira-mar, para quem quiser almoçar ao som das ondas quebrando na areia.

Lagoa Azul

Lagoa Azul é uma praia paradisíaca de difícil acesso, essa praia fez muito sucesso nos anos 90, onde ocorriam festas reve e luau ao estilo hippie.

A formação das falésias e rochas que cercam esse lugar, remete a uma foz de rio pré-histórico, quando o nível do mar era cerca de vinte metros maior que o atual.

Até os anos 2000, havia uma cachoeira que trazia consigo minerais das falésias de argila que davam uma tonalidade única de azul e formavam uma lagoa na praia, que por sua vez, já possuía outras tonalidades naturais de cores vibrantes, vermelho dos paredões de argila, verde vivo da vegetação, azul-esverdeado do mar e a suave tonalidade de amarelo da areia. Uma paisagem inaplicável para quem não esteve lá.

Infelizmente pelo desmatamento desenfreado desta praia, ela não é mais o que já foi, mas graças a um projeto novo ela vem sendo revitalizada.

Taípe

Taípe é a ultima praia de Arraial d’Ajuda, o rio Taípe que possui sua desembocadura nesta praia define a fronteira Arraial/Trancoso.

Praia de mar aberto com ondas fortes e areia extensa, ideal para quem gosta de pular ondas, o mar de Taípe pode ser bem divertido, mas para os banhistas que não gostam muito de agitação, o rio é bem amplo e possui sua parte de areia, ideal para relaxar com alguns peixinhos passando por entre os pés.

Seguindo mais para o sul de Taípe, há um ponto de desmoronamento dos paredões de argila e rocha que alcançam o mar sob alta maré, ali é costumeiro se observar tartarugas marinhas se alimentando de algas e crustáceos  presos entre corais e arenito. 

Extras:

Nós da Cacau Tour podemos reservar seu passeio privado para qualquer praia, passando inclusive em várias praias.

Reservamos também, em Arraial d’Ajuda: aluguel de bicicletas/diária, lancha, parapente, ultraleve, helicóptero, eco trilhas com guia entre outros. Fale conosoco!

Ver mais

R. São Pedro, 27 – Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA 45816-000

Agência de Turismo e Passeios

Fale conosco

contato@cacautur.com.br
(73) 3575-2018

Siga nossas redes sociais

Open chat
Agende seu passeio!